BIOIMPEDANCIA

BIOIMPEDANCIA

A bioimpedância consiste em um exame responsável por avaliar composição corporal, demonstrando a quantidade aproximada. De músculo, osso e gordura. É um exame frequentemente utilizado por academias e como complemento de consultas de nutrição, com o objetivo de analisar os resultados do plano de treino ou da dieta, e pode ser feito a cada 3 ou 6 meses para ser comparado os resultados e verificada alguma possível evolução da composição corporal.

Esse exame, além de mostrar o peso atual, mostram também a quantidade de músculo, gordura, água e até mesmo as calorias que o corpo queima ao longo do dia, tudo isso de acordo com o sexo, a idade, a altura e a intensidade da atividade física.

 

Como é feita a medição

Os aparelhos de bioimpedância utilizam placas de metal para avaliar a porcentagem de gordura, músculo, ossos e água do corpo através de uma corrente elétrica que passa pelo corpo. Essa corrente percorre facilmente pela água e, por essa razão, tecidos muito hidratados, como os músculos, permitem que a corrente passe rapidamente. Ao contrário da gordura e dos ossos, que por possuírem pouca água, a corrente encontra maior dificuldade para passar.

É essa resistência em permitir que a corrente passe, e a velocidade com que ela passa em tecidos como os músculos, que possibilita ao aparelho calcular o valor que indica a quantidade de massa magra, gordura e água.

 

Obtendo resultados exatos

Para se obter os valores corretos de massa gorda e magra por meio deste exame é necessário seguir algumas condições:

  • Evitar comer, beber café ou fazer exercícios nas quatros horas anteriores ao exame;
  • Beber 2 a 4 copos de água duas horas antes do exame;
  • Não ingerir bebidas alcoólicas nas 24 horas anteriores;
  • Não passar creme nos pés ou nas mãos.

Também utilizar peças leves e pequenas podem auxiliar a garantir a exatidão dos resultados.

 

Além do peso e do índice de massa corporal (IMC), os diferentes valores apresentados pelo aparelho, ou balança, de bioimpedância são:

Massa Gorda
Pode ser apresentada em % ou em Kg, de acordo com o tipo de aparelho. 

O mais indicado, é que o valor de massa gorda esteja no intervalo referido como normal, pois quando se encontra acima desse valor quer dizer que há muita gordura acumulada, o que eleva o risco de diversas doenças, como obesidade ou diabetes.

 

Massa Magra
Geralmente mostrado em Kg, o valor da massa magra indica a quantidade de músculo e água no organismo. Parecido com a massa gorda, o valor da massa magra também precisa estar no intervalo de valores definidos como normais

A massa magra é mais utilizada para avaliação dos resultados de planos de treino, por exemplo, porque possibilita a avaliação do ganho de músculo com o tipo de exercício feito.

 

Massa Muscular
Geralmente, a massa muscular deve sofrer um aumento ao longo das avaliações de bioimpedância, pois quanto maior a quantidade de músculo, maior será a quantidade de calorias gastas por dia, o que possibilita a eliminação mais fácil do excesso de gordura do corpo e a prevenção do aparecimento de inúmeras doenças cardiovasculares. 

 

Hidratação
Os valores de referência para a quantidade de água para homens e mulheres são diferentes:

  • Mulher: 45% a 60%;
  • Homem: 50% a 65%.

Este é um valor fundamental para saber se o organismo se encontra bem hidratado, o que assegura a saúde dos músculos, evita câimbras, rupturas e lesões, garantindo a melhora progressiva na performance e nos resultados.

 

Densidade Óssea
Este valor deve ser constante ao longo do tempo para assegurar a saúde dos ossos e acompanhar a evolução da densidade óssea, fazendo com que seja muito importante na avaliação de benefícios das atividades físicas em idosos ou pessoas com problemas de osteopenia ou osteoporose, já que a prática frequente de exercício físico possibilita o fortalecimento dos ossos.

 

Gordura Visceral
Consiste na quantidade de gordura armazenada na região abdominal, em volta dos órgãos vitais, como o coração. Seu valor varia entre 1 e 59, e é dividido em 2 grupos:

  • Saudável: 1 a 12;
  • Prejudicial: 13 a 59.

Embora sua presença auxilie na proteção dos órgãos, o excesso de gordura visceral é prejudicial e pode ocasionar doenças como pressão alta, diabetes e até insuficiência cardíaca.

 

Taxa de Metabolismo Basal
Metabolismo basal consiste na quantidade de calorias que o corpo gasta para conseguir funcionar. Este número é calculado com base na idade, sexo e atividade física introduzidos na balança. Saber deste valor é útil para que pessoas que fazem dietas saibam a quantidade que precisam comer para emagrecer ou quantas calorias a mais devem ser ingeridas para engordar.

 

Marque hoje mesmo seus exames com os especialistas da Medic Life! Os melhores e mais dedicados especialistas de Formosa e região você encontra aqui.