blog-post-image

VACINAS

Vacinar, consiste em criar artificialmente e sem riscos, o estado protetivo contra certas doenças infectocontagiosas e graves.

Vacina é uma substância produzida a partir de micro-organismos causadores de doenças como vírus ou bactérias (ou pelo menos parte deles) mortos ou enfraquecidos. Quando essa substância é introduzida no corpo humano, provoca uma reação (imunização) do sistema imunológico, propiciando a produção de anticorpos (leucócitos) contra essas mesmas bactérias ou vírus, motivo pelo qual é sempre, rigorosamente necessário, respeitar o intervalo mínimo requerido entre as doses.

Alguns tipos de vacinas como a Pentavalente e a Pólio, necessitam de mais do que uma dose para que possam produzir o efeito desejado. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), não há intervalo máximo entre as doses, o que significa que, se uma criança pular uma das doses, precisa dar continuação ao seu calendário vacinal sem que haja necessidade de recomeçar da primeira dose.

Com a capacidade de exterminar os vírus e as bactérias causadoras de doenças, os anticorpos são os defensores do nosso corpo, e são eles os responsáveis pela resistência às doenças. São eles que fazem com que quando o organismo de uma pessoa vacinada entra em contato com bactérias ou vírus de uma pessoa infectada, esse organismo já possua fatores que o deixem resistente.

Sendo bem específicos, os anticorpos só protegem o organismo contra a doença para a qual se está vacinado.

Este é o motivo pelo qual as crianças precisam receber a vacina antes de ter qualquer contato com o vírus ou a bactéria.

 

Tipos de vacinas

Nos dias de hoje, pode-se encontrar vacinas para inúmeras doenças como:

. Gripe

. Malária

. Poliomielite

. Febre amarela

. Rubéola

. Meningite

. Dengue

. Tétano, e etc.

 

Também é possível encontrar vacinas contra determinados tipos de alergias. A Organização Mundial de Saúde é responsável pelas campanhas de vacinação, e têm conseguido controlar e até mesmo erradicar algumas doenças.

 

Vacinas aplicadas no Brasil

. Vacina da dengue

. Vacina da gripe

. Vacina do rotavírus

. Vacina pneumocócica

. Vacina contra meningite

. Vacina tríplice viral (caxumba, rubéola e sarampo)

. Vacina de catapora (varicela)

. Vacina contra a poliomielite (paralisia infantil)

. Vacina tríplice (DPT)

. Vacina contra hepatite B

. Vacina antitetânica

. Vacina contra tuberculose.

 

As vacinas são ministradas em todas as crianças menores de 5 anos, por meio de um calendário vacinal nacional, desde o nascimento para possibilitar o reforço a imunidade o mais precocemente possível.

Se acontecer de a criança ter menos de 5 anos e seu calendário vacinal de rotina tiver sido interrompido, ela pode ser levada, juntamente com seu cartão de vacina, ao Centro de Saúde mais próximo de sua residência para receber as doses de vacina faltantes. 

 

Traga seu filho para tomar todas as vacinas necessárias na Medic Life!