blog-post-image

RAIO X

Para melhor diagnóstico médico, algumas situações requerem o exame chamado de Raio X. Esse exame gera uma imagem que é chamada de radiografia e pode ser realizada em diferentes partes do corpo.
Radiografias são geradas através de radiações eletromagnéticas que atravessam as partes de corpo e sofrem alterações conforme vão passando por diferentes tecidos com diferentes densidades.
Ou seja, como os ossos são mais densos que a pele, os músculos, gorduras e vísceras, a imagem gerada através do Raio X vai mostrar de forma mais densa os ossos e de forma mais opaca os outros tecidos. Isso facilita por exemplo o médico ortopedista a identificar se há alguma fissura nos ossos do membro a ser analisado.

 

Contraste

Dependendo da necessidade de análise do médico, o exame de Raio X pode sofrer algumas alterações em sua realização. Como a utilização de contrastes radiológicos a base de iodo ou bário. Essa substância vai servir para que o médico possa visualizar partes do corpo como o estômago, o intestino ou o esôfago.

 

Indicações

A indicação de uma radiografia pode ser feita por diversos motivos, a depender da parte do corpo que precisa ser examinada. Existem também diversos posicionamentos para cada parte de corpo a ser analisada. Quem vai indicar a melhor forma de posicionamento para determinado exame é o radiologista.
Em casos onde o que precisa de análise são ossos e dentes, através da radiografia o especialista poderá avaliar: infecções, fraturas, cáries, sinais de artrite, osteoporose e até mesmo tumores ósseos.
Quando a radiografia é realizada na área dorsal, o especialista poderá analisar problemas do trato digestivo, objetos ingeridos indevidamente, vasos sanguíneos coagulados, câncer de mama, o tamanho do coração e as condições pulmonares. Existem também outros exames que utilizam a tecnologia do Raio X para realização de diagnósticos. 

 

Preparo

Para alguns diagnósticos como os dos ossos, dos seios da face ou do pulmão, não é necessário nenhum preparo por parte do paciente. Há também as radiografias que vão precisar que o paciente fique um tempo de jejum antes da realização do procedimento, como quando é necessária a ingestão de contraste por via oral. A depender do exame, é até necessária uma limpeza intestinal. Outras radiografias, que podem precisar de contraste via intravenosa, o paciente também vai precisar estar de jejum afim de evitar eventuais efeitos colaterais que podem ser causados pelo contraste.

Por outro lado, o Raio X é um exame no qual você não necessita ir com nenhuma vestimenta especial. O radiologista vai pedir apenas que você desnude a parte do corpo à ser examinada. O especialista pode pedir também que você remova acessórios como joias e outros objetos de metal.


 

Pós-exame

Após um exame de rotina como o Raio X, você poderá exercer suas atividades normalmente. Se houve a necessidade do contraste no exame, o recomendado é beber muito líquido para ajudar o seu organismo a se livrar da substância.

 

Havendo a indicação ou necessidade, não deixe de agendar o seu Raio X na Medic Life, clínica médica e medicina do trabalho, localizada em Formosa, Goiás.