blog-post-image

TOXICOLÓGICO PARA MOTORISTAS

Desde que a Lei 11.103 de 2015 entrou em vigor, os motoristas profissionais que possuem CNH de categoria C, D e E necessitam fazer o exame toxicológico de larga janela de detecção para renovação ou emissão de suas Carteira Nacional de Habilitação. Nesta lista estão os motoristas rodoviários de carga ou pessoas. 

As empresas que responsáveis por contratar motoristas profissionais têm a obrigação de demandar o teste de drogas no momento da admissão do funcionário, assim como no período que antecede o desligamento. Este documento precisa permanecer com as empresas durante todo o período em que o motorista for funcionário, pois o Ministério do Trabalho e Previdência Social (MTPS) poderá realizar fiscalizações no local de trabalho para checar se a exigência está sendo cumprida.

 

Como funciona o exame toxicológico para motoristas profissionais?

Condutores profissionais em todo o Brasil precisam realizar o exame toxicológico em uma clínica credenciada pelo DENATRAN (Departamento Nacional de Trânsito). O motorista pode conferir no site da organização a lista de quais são as clínicas que possuem essa certificação. Existem mais de 4.500 clínicas capacitadas para realizar este exame.

Para fazer a avaliação, os motoristas necessitam escolher uma dessas clínicas e comparecer lá para realizar a coleta de material. Durante essa coleta são retiradas amostras de queratina, uma substância encontrada na raiz dos cabelos, nos pelos do corpo e nas raspas das unhas.

Após a coleta da amostra, a clínica fará o envio do material para o laboratório, onde será realizada uma pesquisa que buscará por indícios de drogas ilícitas. Durante a realização desse processo, substâncias como a maconha, cocaína, anfetaminas, metanfetaminas, ecstasy, dentre outras, podem ser detectadas. 

Há um período de no máximo 15 dias para que esse exame fique pronto. 

O resultado do exame toxicológico para motoristas profissionais é apresentado como positivo ou negativo e, acima de tudo, há também um demonstrativo de consumo, entre levíssimo e gravíssimo, pode ser encaminhado juntamente com a análise.

 

Informações úteis para motoristas de categorias C, D e E

. As drogas identificadas serão maconha, cocaína, crack, anfetaminas (rebites), ecstasy e opiáceos (remédios para dor). O exame apresentará resultado positivo se alguma dessas drogas for consumida nos últimos 90 dias

. O exame é feito por meio do corte de uma pequena mecha de cabelos, pelos ou na falta destes, raspas de unhas 

. O cabelo é cortado bem próximo ao couro cabeludo. É indolor e não deixa marcas

. Não existe a necessidade de nenhum procedimento especial para o dia da coleta

. O processo do exame, desde a chegada da amostra ao laboratório até a liberação do resultado leva, em média, 04 dias

. O tempo para a coleta é de aproximadamente 10 minutos. O resultado será inserido diretamente no RENACH (Registro Nacional de Carteira de Habilitação) para que o condutor possa dar prosseguimento em sua habilitação ou renovação

 

Agora que você já sabe mais sobre a exigência do exame toxicológico para motoristas profissionais, agende seu exame na Medic Life!