blog-post-image

LABORATORIAIS

O principal objetivo dos exames laboratoriais é ajudar o raciocínio médico depois da obtenção da história clínica e da realização do exame físico.

Os exames laboratoriais consistem em uma série de testes indicados pelo médico ou em laboratórios de análises clínicas, com o intuito de diagnosticar ou atestar uma doença. Esses testes também podem ser utilizados para a realização de exames de rotina, mais conhecidos como check-up.

É importante que todas as fases de execução dos testes, principalmente a pré-analítica, precisam ser conduzidas seguindo o rigor técnico necessário para garantir a segurança do paciente, assim como resultados exatos.

 

A realização de exames pode ser dividida em:

. Fase pré-analítica: tem início na coleta de material, seja ela realizada pelo paciente (urina, fezes e escarro), seja feita em ambiente laboratorial

. Fase analítica: consiste na etapa de execução do teste propriamente dito

. Fase pós-analítica: começa no laboratório clínico e envolve os processos de validação e liberação de laudos, sendo encerrada depois do médico receber o resultado final, interpretá-lo e tomar sua decisão.

 

Jejum

A necessidade de fazer jejum ocorre devido ao fato de os valores de referência dos testes terem sido estabelecidos em pessoas nessa condição. Além disso, a refeição pode causar alteração na composição sanguínea momentaneamente (quando não é pré-requisito, cada exame teria de ser avaliado à luz do que a pessoa ingeriu. A maior parte dos exames exige 06 horas de jejum, mas esse tempo pode variar de 03 a 12 horas.

 

Exames

. Hemograma Completo

Consiste em um exame de sangue utilizado para analisar os glóbulos brancos, glóbulos vermelhos e plaquetas do sangue.

 

. Hemograma

É o exame que avalia as 3 principais linhagens de células do sangue (hemácias, leucócitos e plaquetas). É o teste mais complexo e que merece maiores explicações.

 

. Hemácias (glóbulos vermelhos)

É utilizado para diagnosticar anemia (redução do número de células vermelhas).

Valores um pouco fora do índice podem não ter significado clínico algum. Fumantes tendem a ter as taxas um pouco mais elevadas por causa da pior oxigenação do sangue pelos pulmões.

 

Colesterol Total, Frações e Triglicérides

Tratam-se de exames de sangue responsáveis por medir as taxas de triglicérides, colesterol e suas frações: HDL (“colesterol bom”), LDL e VDL. Quando essas taxas são elevadas, aumentam o risco de derrames cerebrais e infartos.

 

. HDL (colesterol bom)

Protege os vasos da aterosclerose (placas de gordura). Quanto mais alto melhor.

 

. LDL e VLDL (colesterol ruim)

Responsável por formar a aterosclerose, que obstrui os vasos sanguíneos e causa doenças como infarto. Quanto mais baixo melhor.

 

. Triglicerídeos

Tipo de gordura originária da ingestão de carboidratos e da própria gordura. Dessa forma, ele pode ser encontrado em cerca de 90% da nossa alimentação, enquanto o colesterol pode estar presente em apenas 10% dos alimentos ingeridos.

 

. T3, T4, T4 Livre e TSH

Testes responsáveis por avaliar o funcionamento da tireoide. Esta glândula se localiza no pescoço e tem como principal função regular o metabolismo corporal; ela pode interferir também no desenvolvimento e crescimento normais.

 

. Glicose

É o carboidrato mais importante da biologia, pois as células a utiliza como fonte de energia. Por ser a maior fonte de energia, o organismo transforma todos os carboidratos dos alimentos ingeridos em glicose.

 

A dosagem de glicose é fundamental para diagnosticar e controlar o tratamento de diabetes mellitus. Tem valos somente se realizada após um jejum mínimo de 8 horas.

 

Glicemia e Hemoglobina Glicosilada

Exames fundamentais para medir o nível de açúcar no sangue. As doenças que mais alteram o nível de glicose no sangue são o diabetes tipo 1 e o diabetes tipo 2.

 

Ácido Úrico

É o metabólito que resulta da metabolização de algumas proteínas pelo organismo. Os níveis elevados são fatores de risco para gota, cálculo renal e podem estar associados a hipertensão e doenças cardiovasculares.

 

Urocultura

Exame opcional para diagnóstico de infecção urinária. Através dele é possível identificar a bactéria responsável e ainda testar os antibióticos para encontrar os mais efetivos e resistentes.

 

Para obter mais informações sobre esses ou outros exames laboratoriais, entre em contato com a Medic Life!