blog-post-image

VIDEOENDOSCOPIA DA DEGLUTIÇÃO

A deglutição é um fenômeno complexo que envolve diversas estruturas anatômicas neuromusculares, integradas por um complexo controle multissináptico. Condições que afetam a estrutura ou função da musculatura oral, faríngea, laríngea ou esofágica podem comprometer a integridade da deglutição, resultando em engasgos e dificuldades para engolir (disfagia). 

 

O que é disfagia orofaríngea?

A disfagia orofaríngea é caracterizada pela dificuldade no transporte do alimento da boca até o esôfago.

 

Como é realizado o exame?

A videoendoscopia da deglutição é um exame que permite a obtenção de informações fundamentais sobre a anatomia e fisiologia de faringe e laringe, sensibilidade faringo-laríngea, detecção de aspiração laringo-traqueal. O exame é realizado por meio da administração de alimentos corados com azul de metileno ou anilina comestível, em quantidades e consistências (líquido, líquido engrossado, pastoso, sólido) progressivas. No período de realização do exame, não é utilizada anestesia tópica nasal ou faríngea, para não interferir na sensibilidade local e, consequentemente, no reflexo da deglutição. 

Dá-se continuação da videoendoscopia da deglutição, associada ao oferecimento do alimento corado. É observado o controle oral do bolo em relação a contenção e propulsão, a deflagração do reflexo de deglutição, a sensibilidade laríngea e os reflexos protetores de tosse e engasgo, o fechamento glótico, o clareamento salivar e alimentar, a presença de resíduo alimentar depois da deglutição, a ocorrência de penetração alimentar na região laríngea, bem como a ocorrência de aspiração laringo-traqueal.

Trata-se de um exame ágil, minimamente invasivo e com alto grau de precisão. Não causa dor, somente exige um pequeno desconforto pela presença da sonda. Tem uma duração média de 20 a 30 minutos.

A videoendoscopia da deglutição é realizada pelo médico otorrinolaringologista e acompanhado pelo fonoaudiólogo especializado em deglutição, que ajuda o médico na oferta dos alimentos e nas manobras terapêuticas, tendo seus resultados interpretados em conjunto pela equipe multidisciplinar.

É importante que este exame dispensa o uso de radiação, assim como favorece a análise de sensibilidade faringolaríngea e a inspeção visual da faringe, que possibilita identificar a presença de secreções, de lesões e de paralisia das pregas vocais, assim como avaliar o aspecto da mucosa.

 

Preparo

O paciente deve fazer um jejum de 2 horas e realizar agendamento prévio. É nesse momento que o paciente é orientado com relação aos alimentos que serão utilizados no exame.  

 

Nossa equipe está preparada para esclarecer eventuais dúvidas e fazer a videoendoscopia da deglutição da maneira mais segura e eficiente possível. Venha para a Medic Life!