blog-post-image

VIDEOESTROBOSCOPIA

A videoestroboscopia consiste em um exame que veio para ajudar no diagnóstico e tratamento das patologias laríngeas, especialmente as doenças que apresentam como principal sintoma a rouquidão.

Para a produção de uma voz adequada, tanto para uso eventual quanto profissional, as cordas vocais devem estar em condições que permitam uma boa vibração e, assim, voz normal. Quando as primeiras alterações aparecem e interferem desfavoravelmente na vibração das cordas vocais, a rouquidão é uma das primeiras manifestações, e a videoestroboscopia é capaz de identificar essas mudanças.

Além da rouquidão, o exame é essencial na prevenção e identificação precoce de enfermidades nos profissionais da voz (professores, cantores, atores, jornalistas, radialistas, juristas, profissionais de telemarketing) que, sempre que possível, devem ser submetidos também à videoestroboscopia para um diagnóstico adequado e conduta precoce visando bom prognóstico.

 

O que é videoestroboscopia e como é feita?

Também conhecida como estroboscopia laríngea, consiste em um exame detalhado da laringe, que tem como objetivo investigar a causa de alterações vocais, buscando possíveis patologias.

O vídeo-estroboscópio é um aparelho de endoscopia da laringe que permite a visualização da laringe e de sua função. Consiste em um equipamento digital, que emite luz pulsada (luz estroboscópica) que possibilita a visualização do movimento das pregas vocais, impossível de serem vistas a olho nu, como se estivessem em câmera lenta ou paradas. Essas imagens captadas são gravadas para posterior avaliação.

Através do output de um microfone colocado na garganta do paciente, o vídeo-estroboscópio analisa a frequência da vibração das pregas vocais e dispara os flashes, sincronizados ou com defasagem, de acordo com a necessidade do exame. Quando os flashes são emitidos na mesma frequência da vibração da prega vocal (sincronizados), pode-se observar uma imagem nítida e clara como se as pregas vocais estivessem paradas. Quando os flashes são emitidos em frequência ligeiramente diferente, controlada pelo médico examinador, produz-se o efeito de câmera lenta e pode-se ver detalhes valiosos.

A realização deste exame é indicada em casos de alteração na voz (disfonia), como voz rouca, tensa, áspera, e nos casos de afonias, quando há perda total da voz.

 

Vantagens

Existem diversas vantagens da videoestroboscopia em relação a outros métodos, como:

. Diagnóstico mais preciso de doenças visualizadas por outros métodos

. Diagnósticos de doenças não visualizadas por outros métodos

. Melhor aderência dos pacientes aos tratamentos

. Comparações de padrões vibratórios em diferentes momentos do ciclo vocal

. Aumento na eficiência do diagnóstico e do tratamento com consequente diminuição dos custos.

 

Cuide da sua voz do mesmo jeito que você cuida do seu corpo. Agende sua consulta na Medic Life!