blog-post-image

ACUIDADE VISUAL

Se você foi ao oftalmologista para uma consulta periódica, e chegando lá o médico pediu para que você lesse umas letrinhas em um papel colado na parede, não se preocupe. Este exame é comumente realizado em consultórios e não necessita de nenhum preparo por parte do paciente, e tem como objetivo descobrir a acuidade visual da pessoa.

O teste de acuidade visual é utilizado para avaliar o quanto uma pessoa é capaz de distinguir o contorno e a forma das coisas. É muito importante para identificar problemas de visão em pessoas de todas as idades.

 

O que é acuidade visual?

Acuidade quer dizer ter uma grande capacidade de percepção. Quando estamos falando da visão, representa o quanto uma pessoa é capaz de ver as coisas com maior nitidez, com uma grande distinção entre formas, cores e tamanhos.

Dessa forma, o teste de acuidade visual é o exame mais básico para se conferir a capacidade funcional da vista de uma pessoa. Quanto melhor for o resultado, maior é a habilidade de enxergar perfeitamente.

Quando uma função mais baixa da visão é detectada, o teste deve ser acompanhado por outros mais complexos, que irão determinar de onde vem o problema e como corrigi-lo. Todavia, em grande parte dos casos, o uso de óculos já é bastante para fazer a correção das alterações.

 

Boa acuidade visual

Há 2 exames que são capazes de medir a acuidade visual de uma pessoa. O mais comum é o que usa como base a Tabela de Snellen. Facilmente encontrado em várias clínicas oftalmológicas, a tabela é formada por algumas linhas preenchidas por letras, que vão diminuindo de tamanho gradualmente.

Este teste pode ser realizado pelo oftalmologista, pelo optometrista, e pelo técnico em óptica ou por um enfermeiro.

 

Existe também o teste que usa equipamentos mais modernos. Conhecido como Potencial de Acuidade Macular (PAM) e, por usar um equipamento robusto, ele é recomendado pela sua precisão e por ser capaz de detectar:

. Doenças oculares

. Traumas e acidentes recentes

. Presença de catarata.

 

Por que é importante saber da acuidade visual?

Quando você sabe como está sua acuidade visual, é possível saber se sua visão espacial está boa o suficiente para enxergar contornos e as formas dos objetos.

Além de ser um padrão para o quão bem a pessoa está enxergando, também diz muito sobre a saúde da visão, uma vez que pequenos empecilhos podem significar, a longo prazo, doenças oculares mais graves.

 

Curiosidades

. Se uma pessoa possui acuidade visual de 20/40, quer dizer que ela consegue ver detalhes a uma distância de 20 pés, enquanto uma pessoa com visão normal enxerga os mesmos detalhes a 40 pés.

. O teste de visão foi inventado em 1843 por um oftalmologista alemão, Heinrich Kuechler.

. O limite de acuidade visual no olho humano é por volta de 20/10-20/8. Acredita-se que algumas aves de caça, como os falcões, possuem acuidade em torno de 20/2, muito melhor que o olho humano.

. No Brasil, pessoas que possuem acuidade visual igual ou pior que 20/200 são consideradas legalmente cegas.

 

Essa é a razão do quanto é importante estar com a visita ao oftalmologista em dia, tanto para não ser pego desprevenido, quanto para, caso haja alguma complicação na visão, esta seja tratada ainda no início.

 

Ligue e agende uma consulta com os especialistas da Medic Life!