blog-post-image

PSIQUIATRIA

Geralmente, o que você faz quando quebra uma perna ou tem uma forte dor de estômago? Procura um médico, não é verdade? Procurar tratamento para o que nos incomoda não é apenas natural, mas também necessário para evitar problemas mais sérios.

Esse é motivo pelo qual não faz sentido não dar a mesma atenção à sua saúde mental. Contudo, diferente da inconfundível dor de dente que nos leva na mesma hora ao dentista, os sintomas de transtornos mentais podem ser mais difíceis de identificar.

 

O que é psiquiatria?

A psiquiatria é a ciência que se dedica em estudar e tratar as enfermidades mentais, e tem como objetivo a prevenção, o diagnóstico, o tratamento e a reabilitação doso distúrbios da mente.

Há pouco tempo, em meados do século XIX, os distúrbios mentais passaram a ser tratados cientificamente como doenças. Até esse período, as pessoas afetadas por doenças mentais eram trancadas em asilos e recebiam vários tratamentos com o objetivo de lhes restituir a razão.

 

Psicólogo x Psiquiatra

O psiquiatra é o profissional graduado em medicina e com residência em psiquiatria. Ele é responsável pelo diagnóstico e tratamento de todas as questões de ordem mental, como dependência química, depressão e ansiedade, por exemplo.

 

O psiquiatra pode optar por se especializar em:

. Psiquiatria infanto-juvenil 

. Forense 

. Psicogeriatria 

. Psicoterapia  

. Interconsulta em hospital geral.

 

É importante lembra que apenas este tipo de especialista pode prescrever medicamentos.

Já o psicólogo é o profissional com graduação em psicologia, habilitado para atuar em problemas de ordem psicológica ou comportamental através de técnicas como sessões de psicoterapia.

Para assegurar um atendimento pleno de suas necessidades e melhores resultados no tratamento, o melhor é que ambos profissionais atuem em conjunto.

 

Quando procurar um psiquiatra

Agora que você já sabe da importância de contar com profissionais especializados para a manutenção da saúde mental, veja 3 sinais que podem indicar que está na hora de marcar sua consulta com um psiquiatra:

. Mudanças de humor frequentes

Chatear-se com uma nota baixa na faculdade ou um feedback negativo do chefe é uma coisa completamente normal. Porém, é fundamental procurar um psiquiatra se você notar que as reações a esses acontecimentos são desproporcionais e você está com dificuldade para manter o controle da raiva ou das suas emoções.

Ficar frustrado com muita facilidade ou ter baixo nível de tolerância com contratempos comuns do dia-a-dia podem ser indicativos de transtornos de humor, problema que afeta em média 4% da população brasileira.

 

. Apresentar dificuldade para dormir e alterações no apetite

A maioria das pessoas enfrenta dificuldades para dormir de vez em quando. Porém, se você apresenta crises de insônia frequentes, que prejudicam seu desempenho nas atividades diárias, é imprescindível procurar ajuda de um psiquiatra.

Transtornos mentais como a síndrome do pânico e outros tipos de ansiedade têm ligação com distúrbios do sono, e precisam ser investigados para receberem o diagnóstico adequado.

Da mesma forma, importantes alterações com a comida, como episódios de compulsão alimentar ou perda de apetite, necessitam ser analisados por um médico especialista em saúde mental.

 

. Dificuldade para se livrar de algum vício

Se você enfrenta dificuldades para largar de vez alguns hábitos não muito saudáveis que atrapalham o seu cotidiano, como fumar, beber ou usar drogas, é hora de procurar um psiquiatra.

Geralmente, o abuso dessas substâncias é usado como uma válvula de escape para outros problemas, que podem ser superados com a ajuda certa. A primeira atitude a se tomar para vencer essa batalha é ter conhecimento da situação e procurar ajuda.

 

Se você tem interesse em cuidar melhor da sua saúde mental, entre em contato com os especialistas da Medic Life!