blog-post-image

PSICOPEDAGOGIA

A psicopedagogia tem origem na união de duas áreas, como já sugerido pelo próprio nome, a psicologia e a pedagogia.

Na realidade, a psicopedagogia abrange um campo ainda mais multidisciplinar, já que abrange também conhecimentos da antropologia e da neurologia.

O único objetivo da psicopedagogia é entender completamente o processo que leva o ser humano a assimilar e construir o conhecimento.

 

Qual é a função de um psicopedagogo?

O psicopedagogo é responsável por entender como as pessoas conseguem assimilar cada um dos aprendizados desde seu nascimento até a fase adulta.

Dessa forma, o psicopedagogo é capaz de detectar problemas, que podem ser desde dificuldades a transtornos, e encontrar alternativas para aprimorar o processo de ensino e assegurar que os conteúdos sejam compreendidos e absorvidos.

 

Cabe ao psicopedagogo também decifrar a origem da dificuldade encontrada, que pode ser:

. Mental 

. Social 

. Física 

. Emocional.

 

Ainda é possível que o profissional de psicopedagogia atue no desenvolvimento de ações preventivas, partindo do acompanhamento, acima de tudo, de crianças.

A primeira atitude do profissional de psicopedagogia quando uma família chega ao consultório, é ouvir todas as queixas tanto familiares, como escolares sobre a criança e iniciar uma investigação sobre a trajetória de vida dela. Depois da escuta inicial, que é muito importante, acontece uma avaliação individual com o paciente.

É necessário realizar um “checklist” em todas as áreas que envolvem o cognitivo e o emocional. Somente depois desta etapa pode-se dar início a uma intervenção psicopedagógica adequada para cada pessoa.

O objetivo da terapia é devolver à criança o prazer de aprender e reparar as falhas criadas ao longo do processo de aprendizagem. A terapia pode ser rápida ou se dar a longo prazo, dependendo do envolvimento da criança e da família, assim como das demandas que necessitam ser resgatadas.

O trabalho do psicopedagogo tanto pode ser no resgate da pessoa, de sua inserção ao cotidiano escolar e ao prazer em aprender. 

 

Importância da psicopedagogia

Pode-se afirmar que a psicopedagogia serve como uma maneira de empoderar aqueles que apresentam algum tipo de dificuldade no processo de aprendizagem.

Isso não se trata apenas de alfabetização, pois também estão envolvidos fatores de ordem emocional.

Quando a psicopedagogia é inserida no ambiente escolar, pode ser utilizada como uma estratégia que possibilita agir preventivamente, através da orientação de professores e familiares sobre a identificação de sinais da existência de alguma diferença significativa entre o aprendizado de um aluno.

Não é possível separar a aprendizagem (cognitivo) do emocional, pois uma área sempre estará misturada com a outra, complementando a outra. Algumas vezes é possível que elas se confundam e se “atrapalhem” juntas no processo de desenvolvimento do ser humano. 

Por isso é tão importante procurar um profissional qualificado, com disposição para se reciclar constantemente em sua área. 

 

Ligue e agende uma consulta com os especialistas da Medic Life!