blog-post-image

PSICOLOGIA

A psicologia consiste no estudo científico da mente e do comportamento. O estudo desta área inclui alguns subcampos, como áreas de desenvolvimento humano, esportes, saúde, comportamento clínico, social e processos cognitivos.

A palavra “psicologia” é de origem grega, onde “psyque” significa mente, e logos, significa “conhecimento ou estudo”. Por ser uma ciência, a psicologia tenta investigar as causas do comportamento. Em consequência a isso, utiliza procedimentos sistemáticos e objetivos de observação, medição e análise, apoiados por interpretações teóricas, generalizações, explicações e previsões.

Pode parecer impossível estudar a máquina mais complexa do planeta, que é a mente humana. Embora não seja possível observar diretamente a mente, tudo que fazemos, pensamos, sentimos e dizemos é determinado pelo funcionamento dela.

Os profissionais em psicologia utilizam o comportamento humano como dados brutos para testar suas teorias sobre como a mente funciona.  Para os pacientes, isso quer dizer compreensão dos processos mensais que estão desencadeando reações negativas em suas vidas. Dessa forma, é possível trabalha-las de maneira a alterar esses comportamentos por uma mente mais saudável.

 

Ramos da psicologia

Todas as tentativas de explicar por que os seres humanos pensam e se comportam da forma que fazem estará conectada a um braço da psicologia.

As diferentes disciplinas são imensamente amplas, e incluem:

 

. Psicologia Clínica

A psicologia clínica é capaz de nos auxiliar a entender, prevenir e aliviar o sofrimento ou a disfunção psicologicamente ocasionadas e promover o bem-estar e o desenvolvimento pessoal de um indivíduo. Uma avaliação psicológica juntamente com a psicoterapia, são centrais para que haja a prática da psicologia clínica. Contudo, os psicólogos clínicos algumas vezes também podem estar envolvidos em pesquisa, treinamento, testemunhos forenses e outras áreas.

 

. Psicologia Cognitiva

É responsável por investigar processos mentais internos, como resolução de problemas, memória, aprendizado e linguagem. Ela avalia como as pessoas pensam, percebem, comunicam, lembram e aprendem. A psicologia cognitiva está intimamente relacionada à neurociência, filosofia e linguística. Esses profissionais avaliam como as pessoas adquirem, processam e armazenam informações. Suas aplicações práticas incluem melhorar a memória, aumentar a precisão da tomada de decisões ou como configurar programas educacionais para elevar o aprendizado.

 

. Psicologia do Desenvolvimento

Estuda as mudanças psicológicas sistemáticas que uma pessoa experimenta ao longo da vida, várias vezes referida como desenvolvimento humano. Ela se concentra não somente em bebês e crianças pequenas, mas em adolescentes, adultos e idosos. Seus fatores incluem habilidades motoras, resolução de problemas, compreensão moral, aquisição de linguagem, emoções, personalidade, autoconceito e formação de identidade. 

 

. Psicologia Evolucionária

A psicologia evolutiva avalia como os ajustes psicológicos da evolução afetaram o comportamento e a linguagem humana. Esse profissional acredita que diversos traços psicológicos humanos originam de adaptações na medida em que foi possível sobrevivermos a milhares de anos.

 

. Psicologia Forense

O estudo forense une a psicologia à investigação criminal e à lei. Um psicólogo forense pratica a psicologia como uma ciência dentro do sistema criminal da justiça e dos tribunais civis.

 

. Psicologia da Saúde

Também chamada de medicina comportamental ou psicologia médica, é responsável por observar como o comportamento, a biologia e o contexto social influenciam a doença e a saúde.

 

. Neuropsicologia

Analisa a estrutura e a função do cérebro em relação aos comportamentos e processos psicológicos. A Neuropsicologia pode se envolver quando a condição apresenta lesões no cérebro e avaliações que envolvam registro de atividade elétrica no cérebro.

 

. Psicologia Ocupacional

Em ambientes corporativos, o psicólogo pode auxiliar no aumento da produtividade e da retenção de funcionários. Psicólogos ocupacionais ou organizacionais são aptos a avaliar e fazer recomendações quanto ao desempenho das pessoas no trabalho e no treinamento.

 

. Psicologia Social

Utiliza métodos científicos para entender como as influências sociais afetam o comportamento humano. Busca explicações para os sentimentos, comportamentos e pensamentos e como são influenciados pela presença real, imaginada ou implícita de outras pessoas.

 

Encontre seu psicólogo e comece a entender melhor como tudo isso funciona agora mesmo. Ligue para a Medic Life e agende sua consulta!