blog-post-image

NUTRIÇÃO

No campo medicinal, nutrição consiste no estudo das relações entre os alimentos e a saúde, colaborando para aprimorar esse processo. O profissional de nutrição providencia orientações sobre como elaborar um cardápio completamente saudável e que atenda aos vários tipos de necessidades do corpo, com diferentes planejamentos de refeições de acordo com os diferentes objetivos.

 

Para que serve a nutrição?

Os nutrientes fornecidos na alimentação são essenciais para a qualidade de vida, por esse motivo, é sempre fundamental contar com o trabalho de um nutricionista para aprender como comer bem para auxiliar na prevenção de doenças, por exemplo. 

A ingestão de alimentos é muito importante para o bom funcionamento do corpo humano, bem como para outros organismos como vegetais e animais é necessário ocorrer um processo biológico para que os nutrientes sejam assimilados e, dessa forma, as funções vitais podem ser realizadas. A educação alimentar, a orientação de dietas e o acompanhamento de resultados são alguns dos objetivos dessa especialidade da medicina.

 

Sintomas

O nutricionista deve ser procurado com rapidez em casos de sintomas como obesidade e intolerância a alguns alimentos, como leite, por exemplo.

 

O que é um nutricionista?

É o profissional de saúde que se especializa em nutrição humana e tem formação acadêmica em Nutrição. Sua responsabilidade é planejar as refeições, elaborar cardápios e controlar programas de alimentação e nutrição.

O nutricionista realiza cálculos nutricionais dos alimentos e escolhe apenas os melhores ingredientes a serem utilizados em cada refeição.

Na área clínica, o nutricionista deve orientar de maneira individual ou em grupo, pessoas que precisam de uma dieta alimentar específica, como as pessoas com obesidade, com diabetes, com hipertensão e outros.

 

Quais são os principais exames solicitados pelo nutricionista?

. Exames laboratoriais usados em desnutrição proteica

. Exames bioquímicos para avaliação e acompanhamento de doenças

. Cardiovasculares

. Exames utilizados para acompanhamento de doenças endócrinas

. Exames para avaliação da tireoide

. Exames utilizados para o acompanhamento de doenças renais

. Exames laboratoriais para o acompanhamento de doenças hepáticas

. Exames laboratoriais para o acompanhamento de anemia

. Acompanhamento laboratorial de carências específicas provenientes de cirurgia

. Cirurgia bariátrica e/ou outras desordens.

 

Se você tem interesse em cuidar da sua alimentação e melhorar sua qualidade de vida, agende sua consulta com os especialistas do Medic Life!