blog-post-image

GINECOLOGIA

Pode-se dizer que este é o profissional mais frequente na vida das mulheres, em todas as suas diferentes fases. Desde a puberdade e adolescência, na introdução aos métodos contraceptivos, no início da vida sexual, na gestação, no tratamento de condições médicas, na menopausa e em tantas outras questões, é com o ginecologista que elas podem contar.

E é justamente por ser tão fundamental para a saúde feminina que é necessário conhecer melhor o que esse profissional faz e quando procurá-lo.

 

Quem é o ginecologista?

Como a ginecologia é considerada a ciência da mulher, essa especialidade médica é responsável por estudar, diagnosticar e tratar questões fisiológicas e patológicas da saúde feminina, mais especificamente à doo aparelho reprodutor (ovários, vagina e útero) e mamas.

Isso posto, ginecologistas são os profissionais especializados que prestam atendimento e dão atenção especial à saúde feminina.

 

São inúmeras as enfermidades diagnosticadas e tratadas por esta especialidade, tais como: 

. Detecção de DSTs

. Prevenção de câncer do colo do útero

. Acompanhamento do uso de anticoncepcionais

. Descoberta e acompanhamento gestacional

. Diagnóstico e prevenção do câncer de mama

. Outras condições.

 

Comumente, o primeiro contato das mulheres com os profissionais de ginecologia ocorre na adolescência, quando o pediatra não é mais o médico mais adequado para acompanhar e solucionar questões que envolvem, por exemplo, o início da vida sexual.

Normalmente, os médicos ginecologistas também trabalham como obstetras, acompanhando as pacientes durante todo o período gestacional e no momento do parto, especialidade médica conhecida como ginecologia e obstetrícia.

Para conseguir manter uma rotina saudável e preventiva, indica-se que a mulher vá ao menos 1 vez ao ano ao ginecologista. Só assim ele poderá avaliar os exames que serão necessários para garantir uma boa saúde sexual, reprodutiva e hormonal.
 

Quando ir ao ginecologista e por quê?

O mais indicado é que as mulheres visitem regularmente o ginecologista, sendo indicado, no mínimo, uma consulta pelo menos uma vez ao ano, para prevenção de doenças e complicações relacionadas a infecções ou à vida sexual, por exemplo.

 

Todavia, a busca deve ser imediata no caso de aparecer qualquer sintoma ou alguma das seguintes condições:

. Início da vida sexual

. TPM

. Ciclo menstrual irregular

. DSTs

. Câncer do colo do útero

. Endometriose

. Ovário policístico

. Corrimentos

. Dismenorreia (cólica)

. Patologia mamária

. Hirsutismo

. Gravidez

. Infertilidade e dificuldade em engravidar

. Orientação de métodos contraceptivos e sexo seguro

. Menopausa.

 

Na hora da consulta

A consulta com o ginecologista pode acontecer por motivos variados e ser encaminhada de maneiras diferentes, de acordo com o profissional e da necessidade da paciente. Contudo, geralmente é dividida em 2 processos: entrevista (anamnese) e exame clínico.

 

Áreas de atuação

A ginecologia trata-se de uma especialidade médica que possui áreas onde o profissional pode se aprimorar. As principais são:

. Mamografia

. Densitometria óssea

. Medicina fetal

. Reprodução humana

. Sexologia

. Ginecologia obstetra.

 

Exames ginecológicos

Os exames requisitados são realizados como forma preventiva e, também, para diagnóstico quando houver sintomas. Geralmente os principais exames são feitos para avaliar a área do canal vaginal e o colo do útero, que ajudam o profissional a traçar um panorama da saúde íntima da mulher.

Saiba quais são os principais:

. Papanicolau

. Exame clínico da mama

. Ultrassonografia pélvica

. Colposcopia.

 

Presente em diferentes momentos da vida da mulher, o ginecologista é sem dúvida um dos profissionais mais importantes para a saúde feminina!

 

Cuide da sua saúde íntima! Marque sua consulta com os especialistas da Medic Life!