blog-post-image

FISIOTERAPIA

Grande parte das pessoas associa a fisioterapia apenas àqueles exercícios necessários depois de uma lesão muscular, uma cirurgia ou indicados para pessoas com mais idade.

Se você gosta ou acompanha esportes, pode se lembrar de algum jogador que tenha sido afastado por lesões e que tenha dado início a um tratamento fisioterápico.

Na verdade, a fisioterapia é uma área muito ampla e capaz de atender vários quadros, seja para o tratamento de condições físicas pontuais ou persistentes, como uma torção do tornozelo ou uma malformação postural.

Com o objetivo de preservar, desenvolver, reabilitar e manter o bom funcionamento dos sistemas internos e externos, a fisioterapia atua na saúde do paciente em suas várias necessidades, porém nem sempre é reconhecida ou valorizada.

 

O que é fisioterapia?

Consiste em uma ciência focada no estudo, diagnóstico, prevenção e reabilitação dos pacientes que apresentam algum distúrbio de movimento ou funcionamento (cinético funcional) dos órgãos ou sistemas corporais.

Enfermidades causadas por alterações genéticas, traumas ou doenças adquiridas podem ser tratadas pelos profissionais habilitados, com o objetivo de manter ou recuperar a saúde do paciente, preservando a integridade de órgãos, sistemas e funções, sem deixar de lado os aspectos psicológicos e sociais.

Para ter um primeiro parecer quanto a qualidade dos movimentos e funcionamento dos sistemas corporais (diagnóstico cinético funcional), o profissional de fisioterapia precisa integrar diversos conhecimentos, envolvendo os:

. Morfológicos 

. Fisiológicos

. Patológicos

. Bioquímicos

. Biofísicos

. Biomecânicos

. Cinésicos

. Sinérgicos funcionais e patológicos. 

 

Isso significa que é necessário conhecer as micro ações do corpo para compreender o funcionamento correto orgânico, analisando e considerando o paciente integralmente.

 

Os campos de atuação e especialização reconhecidos pelo COFFITO (Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional), são:

. Fisioterapia em acupuntura

. Fisioterapia aquática

. Fisioterapia cardiovascular

. Fisioterapia dermatofuncional

. Fisioterapia esportiva

. Fisioterapia em gerontologia

. Fisioterapia do trabalho

. Fisioterapia Neurofuncional

. Fisioterapia em oncologia

. Fisioterapia respiratória

. Fisioterapia traumato-ortopédica

. Fisioterapia em osteopatia

. Fisioterapia em quiropraxia

. Fisioterapia em saúde da mulher

Fisioterapia em terapia intensiva.

 

Função da fisioterapia

Geralmente, os atendimentos mais recorrentes em clínicas são por causa de lesões, fraturas e alterações que restrinjam a mobilidade do paciente, porém não é somente na reabilitação que a fisioterapia se aplica.

Os fisioterapeutas têm conseguido conquistar seu espaço autônomo na intervenção e prevenção à saúde e bem-estar em várias áreas de atuação.

Estudo indicam as melhoras significativas na qualidade de vida pessoal, social, física e mental quando existe a atuação do fisioterapeuta, seja de maneira terapêutica, paliativa ou preventiva.

A fisioterapia atua para reestabelecer a melhor condição física possível da pessoa, agindo no controle das dores iniciais e, posteriormente, reabilitando-as para voltarem às suas rotinas diárias.

 

Como saber quando procurar um fisioterapeuta?

O fisioterapeuta deve ser procurado sempre que a pessoa se encontrar em quaisquer condições de debilidade física, com dificuldade para realizar atividades do dia-a-dia.

Essas contenções podem ser ocasionadas por dores ou limitação física, que comprometem a rotina e a qualidade de vida do paciente.

É importante também recorrer à fisioterapia em situações de dores constantes, sejam elas em qualquer intensidade.

Além disso, a fisioterapia atua na prevenção desses problemas. Por isso, não espere a dor, lesão ou patologia se apresentar para consultar um especialista.

 

Ligue hoje mesmo e marque sua consulta na Medic Life!