blog-post-image

CLÍNICA MÉDICA

A clínica médica, também conhecida como clínica interna, é tida como uma das bases da medicina, já que engloba conteúdo de várias especialidades médicas. Ela é responsável por diagnosticar e tratar grandes quadros sintomáticos em adultos e, particularmente, os polissistêmicos ou que abrangem vários órgãos, de acordo com uma perspectiva global e integrada a outras especialidades.

Quando um paciente apresenta patologias múltiplas ou de difícil diagnóstico, a clínica médica é a especialidade mais adequada a procurar, pois o médico especializado em medicina interna tem uma visão abrangente do paciente, garantindo a integração dos cuidados, procurando, quando preciso, à opinião de especialistas de outras áreas.

 

Dentre as atividades clínicas desempenhadas pelo clínico médico estão:

. Estudo e orientação inicial dos enfermos

. Coordenação de exames de saúde regularmente

. Diagnóstico e tratamento da maior parte das enfermidades de adultos

. Acompanhamento e tratamento de doentes crônicos

. Orientação de pacientes que apresentam quadros complexos, com patologias raras e múltiplas, em conjunto com a participação de outros especialistas, quando necessário

. Integração final de dados clínicos e exames complementares, decorrentes da observação dos pacientes por outro especialista.

 

Mesmo esta especialidade sendo considerada a “mãe” de todas as especialidades médicas e de ter papel fundamental na coordenação científica de todas as atividades médica hospitalar, a clínica médica ainda é desconhecida pela maior parte da população e, ainda assim, pouco valorizada pela própria classe médica.

 

O que faz um clínico médico?

O clínico médico é o responsável por servir à comunidade, ajudar na prevenção e cura de doenças.

Um clínico médico possui um conhecimento profundo dos órgãos, sistemas e aparelhos do corpo humano. Ele realiza diagnósticos, pede exames, prescreve medicamentos e realiza cirurgias.

 

É de responsabilidade do clínico médico receber e acompanhar pacientes em:

. Consultórios 

. Hospitais 

. Clínicas 

. Empresas 

. Residências  

. Em locais de urgência.

 

Também é de sua responsabilidade conversar com o paciente para ouvir sua história médica, queixas e descrição dos sintomas, examinar, auscultar e apalpar o paciente para realizar diagnóstico, e exames específicos da sua área de atuação como: 

. Eletroencefalograma

 . Eletrocardiograma

. Ultrassonografia de determinados órgãos 

. Vacinas de alergia

. Requisitar e analisar exames complementares de raio X, laboratoriais e de materiais recolhidos pelo próprio médico como amostras de pele e de secreções.

 

O clínico médico também encaminha pacientes a profissionais de outras especialidades, quando apropriado, mantendo contato frequente com outros especialistas que sejam imprescindíveis ao tratamento de determinadas doenças.

A Medic Life coloca à disposição dos pacientes, clínicos médicos capacitados para o atendimento de emergências, além de disponibilizar toda a estrutura necessária para que o diagnóstico seja feito de forma mais rápida e eficaz possível.

 

Não fique na dúvida, procure os especialistas da Medic Life!