blog-post-image

CARDIOLOGIA

Cardiologia é a especialidade médica responsável por tratar do coração e do sistema circulatório (veias, artérias, vasos sanguíneos). Todas as enfermidades que afetam estas áreas do nosso organismo são cuidadas pelo médico cardiologista.

 

Qual é a função de um cardiologista?

Ele é o especialista responsável pelo diagnóstico e tratamento das enfermidades cardiovasculares, o que quer dizer, as doenças que atingem o coração e o sistema circulatório.

Por meio de exames clínicos ou com base em exames específicos da área, ele receita medicamentos e tratamentos, recomenda ou realiza cirurgias.

É também responsável pela reabilitação de pacientes com insuficiências cardíacas ou circulatórias ou de pacientes que passaram recentemente por uma cirurgia deste tipo.

 

Como saber quando consultar um cardiologista?

O cardiologista precisa ser consultado em 2 situações:

. Para prevenção  

. Para o tratamento de doenças cardíacas.

 

A prevenção é fundamental, por causa da grande taxa de mortes por doenças cardíacas e a maior incidência dessas doenças a partir dos 18 anos de idade.

Grande parte das enfermidades que atingem o coração podem ser melhor tratadas ou evitadas se o cardiologista for procurado periodicamente para a realização de exames.

Porém, existe a necessidade de ter uma consulta com o cardiologista sempre antes de dar início a qualquer atividade física regular ou mesmo antes da realização de qualquer procedimento cirúrgico.

 

Doenças cardíacas mais comuns e seus sintomas

. Angina

Angina é a dor no peito provocada pela isquemia (falta de oxigenação) no coração. Pode ocorrer quando se submete o coração a um esforço extremo, havendo melhora quando cessa a causa do esforço, ou mesmo em repouso.

A falta de ar, arritmia e o cansaço são os sinais mais comuns. Entre os fatores de risco estão:

. Obesidade 

. Tabagismo

. Hipertensão, entre outros.
 

. Arritmia Cardíaca

É o batimento irregular e acelerado do coração. Ocasiona desconforto e possui causas variadas, como esforço intenso, ansiedade, situações de estresse ou medo, anemias e problemas na tireoide. 

 

. Aterioesclerose

Mais popularmente conhecido como “endurecimento das artérias”, acontece quando as artérias que transportam o sangue para o restante do corpo ficam estreitas e duras. Normalmente está associado ao envelhecimento do corpo, já que as artérias, quando saudáveis, são flexíveis. 

Os sintomas mais comuns são:

. Dores no peito

. Dores na área onde acontece o bloqueio da artéria, como cabeça ou membros, sejam inferiores ou superiores.

 

. Cardiomiopatia

Acontece quando o coração está inflamado e aumenta de tamanho. Com isso, o tecido cardíaco “estica” e o coração perde força, deixando de bombear o sangue na intensidade correta.

Os principais sintomas são:

. Falta de ar 

. Cansaço extremo depois de esforço ou durante o repouso 

. Tosse 

. Arritmia 

. Inchaço nos membros inferiores (pernas, pés, tornozelos) 

. Tonturas.

 

. Hipertensão

Quando bate, o coração bombeia o sangue, o que ocasiona em uma pressão sobre as artérias. No momento em que essa pressão ultrapassa certos limites, tem-se a hipertensão arterial, que pode levar a várias outras consequências para a saúde.

Silenciosa na maioria das vezes, alguns sintomas podem ser: dores no peito e cabeça, tonturas e zumbidos no ouvido.

 

. Infarto

Denominado pelos médicos como infarto do miocárdio, acontece quando o bloqueio de fluxo de sangue no coração se dá por um tempo tão longo que acaba por danificar ou matar o músculo cardíaco.

Sinais de que o coração pode estar infartando são: dores no peito e no queixo, dores que irradiam para os braços, sonolência, palpitações e vertigens, falta de ar e fadiga persistente.
 

. Insuficiência Cardíaca

Acontece quando o coração é incapaz de bombear o sangue para o corpo como deveria. Pode ser crônica, afetando a pessoa com o passar dos anos, pode afetar os dois lados do coração, ou somente um deles.

Os sintomas mais comuns são:

. Fadiga em exercícios ou em repouso 

. Ganho de peso 

. Inchaço em braços e pernas 

. Aumento do abdômen 

. Arritmia 

. Palpitações 

. Levantar-se frequentemente para urinar à noite, etc.

 

A maioria dessas doenças pode ser tratada ou evitada através de consultas frequentes ao cardiologista, realizando exames e adotando hábitos saudáveis de vida. 

Garanta a saúde do seu coração e uma vida mais plena e com bem-estar.

 

Marque hoje mesmo sua consulta com os especialistas da Medic Life!