blog-post-image

ANGIOLOGIA

Você sabe do que trata um médico angiologista?

Este médico especializado em problemas que afetam os vasos sanguíneos e linfáticos, é fundamental para a manutenção da saúde, para a prevenção de doenças e para evitar complicações.

A angiologia é a especialidade da medicina responsável por tratar dos vasos do sistema circulatório, o que inclui as artérias, as veias e também o sistema linfático. Essas estruturas são muito importantes para o bom funcionamento do organismo como um todo. Os vasos sanguíneos são responsáveis por transportar o sangue para todos os tecidos, órgãos e membros do corpo e, dessa forma, abastecer o corpo com oxigênio e nutrientes necessários para a sobrevivência.

O sistema linfático, por sua vez, atua especialmente na área imunológica. A linfa (nome do líquido orgânico) é um derivado do sangue composto por proteínas, lipídios e glóbulos brancos, que são as células de defesa.

Assim, é o angiologista o especialista que vai identificar e tratar doenças circulatórias ainda em estágio inicial, além de aplicar medidas de prevenção como alimentação e hábitos mais saudáveis de vida para prevenir a necessidade de intervenções cirúrgicas.

Diferente do cirurgião vascular, que utiliza métodos invasivos para cuidar de problemas circulatórios, o médico especialista em angiologia atua somente na parte clínica. Porém, ambos profissionais trabalham em conjunto para concluir um diagnóstico mais completo e determinar o tratamento mais adequado.

 

Principais doenças tratadas pelo angiologista

Descubra abaixo quais são as principais doenças que afetam o sistema circulatório e são diagnosticadas e tratadas pelo angiologista:

. Varizes

São uma enfermidade que acometem as veias responsáveis pelo transporte de sangue rico em gás carbônico, dos órgãos e membros para o coração e pulmões. São essas estruturas as responsáveis pelo retorno do sangue e têm alta elasticidade para cumprir essa função.

O que ocorre, é que com o envelhecimento, as veias sofrem dilatações e o trabalho de fazer com que o sangue retorne fica ineficiente. Dessa forma, existe o acúmulo sanguíneo em alguns pontos e assim se formam as varizes.

. Aneurisma

O aneurisma também é uma dilatação que, ao contrário das varizes, ocorre nas artérias. Essa condição é originada por fatores de risco como a hipertensão arterial, e a principal complicação que ela ocasiona é o rompimento do vaso, que pode ocorrer no cérebro e na aorta.

. Vasculite

Consiste em uma inflamação dos vasos que afeta tanto as veias como as artérias, o que interfere na função dessas estruturas e abaixa a velocidade do transporte sanguíneo.

. Aterosclerose

Resultante do acúmulo de placas de gordura nos vasos do sistema circulatório, a aterosclerose é uma doença que se desenvolve progressivamente e provoca a obstrução da passagem sanguínea, o que pode ocasionar o óbito do paciente.

. Acidente vascular cerebral

Uma das doenças que pode acontecer por causa da aterosclerose, só que nesse caso são as artérias do encéfalo, é o Acidente Vascular Cerebral (AVC). Nela, acontece a obstrução da passagem sanguínea para o cérebro, que é afetado pela ausência de oxigênio conforme a região atingida.

 

As consequências do AVC são:

  • Dificuldade em se movimentar 

  • Dificuldade em falar 

  • Paralisia de um dos lados do corpo

  • Vários outros sintomas que afetam o paciente.

 

Pode-se destacar que o angiologista exerce papel fundamental para identificar as seguintes doenças:

. Trombose venosa profunda

. Embolia pulmonar

. Linfagite

. Síndrome de Raynaud

. Fístulas arteriovenosas

. Pé de diabético

. Neuropatia diabética.

 

O que você acha de prevenir doenças vasculares e marcar uma consulta com os especialistas da Medic Life hoje mesmo?