blog-post-image

Como Identificar Que Você Está Estressado

Postado 19/02/2020 por Medic Life

Sentimentos como irritação, preocupação, ansiedade, frustração e nervoso são alguns dos sintomas do estresse. Muito comum em pessoas com rotinas incessantes, esta condição pode ser bastante prejudicial a saúde, sendo um perigo tanto para a mente, como para o corpo.

Algumas das causas para o problema são as cargas de trabalho excessivas, com horário pouco flexível, compensação insuficiente, entre outros. Esses casos podem ocasionar transtornos e doenças cardiovasculares.

No ambiente ocupacional, o estresse pode causar falta de engajamento e diminuição da motivação e satisfação do indivíduo, afetando completamente a sua produtividade. 

 

Confira 5 sinais de que você está sob o efeito do estresse:

1.    Diminuição da produtividade:

Mesmo a pessoa estando presente no trabalho, a sua produtividade começa a diminuir radicalmente. Diante da própria ineficiência, a pessoa passa a procrastinar, ficando mais ansiosa e, consequentemente, perdendo prazos.

 

2.    Falha na memória:

O indivíduo costumava estar sempre atento e bem planejado, mas de repente começa a esquecer compromissos e prazos. Isso pode ser um grande sinal de estresse e pode trazer dificuldades cognitivas fazendo a pessoa ter problemas na hora de se comunicar por conta da capacidade de raciocínio prejudicada.

 

3.    Dores de cabeça constantes:  

Dores de cabeça ou pressões na testa e na parte de trás da cabeça são um dos principais sinais de estresse. Apesar de não causar nada tão severo, a dor costuma ser apenas um sinal do corpo e podem durar dias.

 

4.    Cansaço extremo:

O estresse pode causar situações de preocupação e ansiedade que podem deixar pessoas se sentindo fisicamente esgotadas, mesmo após uma noite normal de sono. Em casos extremos de estresse pode vir a sensação de total esgotamento. 

 

5.    Insônia:

Nem sempre a insônia é causada pelo estresse, mas em sua maioria ele pode ser uma das maiores causas. Isso porque o indivíduo pode estar passando por momentos de tensão, afetando totalmente a sua rotina, inclusive na hora de dormir. 

Nós da Medic Life recomendamos a medicina do trabalho, especialidade que exerce um papel fundamental dentro das organizações públicas e privadas. Através dela é possível evitar problemas como o estresse e identificar também quais são os principais fatores de risco, evitando que os funcionários adoeçam em função de seu trabalho.

 

Marque agora mesmo uma consulta com os nossos especialistas e cuide da sua saúde física e mental.